Cada autor na sua singularidade a na sua diversidade tenta com as suas palavras encontrar conceitos que expliquem a complexa estrutura inerente à condição humana.
Aqui estão representados pelos variadíssimos autores,a condição espiritual e metafisica,as alegrias,as tristezas,as memorias e as saudades...o amor ,a ligação a terra e a natureza.
Debrucei-me sobre a nota introdutoria,porque é a meu ver aqui que se encontra toda a riqueza e toda diversidade ,é a coluna dorsal desta antologia.
Nestas pequenas notas introdutorias encontramos uma enorme diversidade de questionamentos e repostas que nos levam a amar esta antologia e a pensar que é única e diferente,das muitas que tenho tido nas mãos ,não é apenas uma compilação de poemas de vários autores,mas um resumo desta nossa viagem pela terra e pelo espaço sideral.
Maria Gomes por exemplo,da como titulo ao seu conjunto de poema "fragmentos de um destino".Ou Clarisse Silva"Cinco temas o mesmo destino,o destino da cada um de nós"
Marisa Soveral explora a vida e os seus antagonismo,"o belo e o terrível,o amor que purifica e o desamor que destroi,a felicidade e a infelicidade. Ainda sobre o amor Ana Martins na sua participação "Sempre" escreve que "o amor é o único sempre de que se faz a vida".A todo este conjunto de sentimentos podemos acrescentar a poesia da Maria Antonieta Oliveira,com os seus "sentires"
Natalia Canais Nuno,com os seus "entardeceres nocturnos"onde compara a sua poesia a beleza da natureza e a sua constante mutação e transformação.Podemos ler de como a ideia da distribuição da terra nos pode dar uma imagem poética plena de sentires,em" Mi(n)fundios""amostra dos frutos que cultivo"Teresa Teixeira.
O amor,os seus encantos e desencantos é sempre um tema incontornavel na vida e na escrita,Gonçalo Lobo Pinheiro,explora aqui "O teu olhar", As desilusões e as frustrações no campo do amor"a libertação de sentimentos antigos para dar espaço a novos sentimentos
As fragilidades da condição humana,o tema explorado por São Gonçalves,o ser humano visto nas suas forças e nas suas fraquezas,a fragilidade dos corpos,dos sentimentos,do passar do tempo.
Os sonhos explorados pela mão de Eduarda "Sonhos etiquetados",Ou a visão do mundo com Fernanda Esteves.
A perfeição e a imperfeição explorados pela mão do poeta José Carlos Patrão, o mundo real e mundo imaginado uma realidade do mundo moderno e consequencia das ligação ao mundo virtual,onde segundo autor se intensificam as qualidades em detrimento dos defeitos.A procura do autor em se encontrar nas suas qualidades e defeitos...
A sátira ,na escrita de Lobo Duarte,uma visão mais lúdica da vida.
E a inexorável passagem do tempo sempre presente nas nossa vidas,Runa escreve "seguindo o escoar dos tempos.Também Antonio Bernardino escreve "janelas do meu tempo""E na passagem do tempo nascem as memórias,tema riquíssimo no domínio da poesia,trazido aqui por Verissimo salvador Correia,"memórias que o tempo não consumiu".Luis Sommerville,associa o sentir a um relógio ajustado,onde as palavras escorrem do passado e desaguam no presente
O silêncio e alma metamorfoseados em palavras,nas mãos de Liliana jardim"Solto a alma nas folhas,tingidas do pretérito...versos esculpidos no silêncio"
E a transformação da nossa pequenez em algo mais grandioso através da escrita de Dolores Marques ,"Fios de luz"são os fios que devemos seguir ,"rituais de transformação que nos purifique a alma e acalme os corpos,a escrita como balsamo ,para as fraquezas do corpo.
"viver ,simplesmente,e o corpo se ajeita,o pensamento coaduna-se através de rituais sistémicos,desliga-se do invólucro que traz sempre que há madrugadas claras e olhos postos no céu."
No entanto ,tudo é relativo e tudo pode ser tão diferente no sentir da cada um,António Martins escreve na sua nota"Pro eminencias""A relação entre a relatividade e a existência de cada sentir".
Este é o meu trabalho sobre a obra, que gosto e que tenho mais uma vez a honra de fazer parte.
A todos os autores a maior sorte e o maior sucesso.
São Gonçalves.
Que este seja só mais um passo, no seguimento da partilha entre todos, objectivo da criação deste blogue, para que nas palavras nos encontremos.
A todos o meu muito obrigado, pelo que fizeram deste dia!
(Dolores Marques)
(Fotos - Natália Nuno, Via Facebook)
3 comentários:
Bom dia a todos,
Ficam, para além destas imagens, outras que o tempo não apaga... Um gosto estar presente.
Parabéns a todos, especialmente a quem tornou este livro uma realidade.
Saudações,
Clarisse Silva
Um momento único! Obrigada a todos os que aceitaram fazer parte do projecto da mentora deste espaço.
Obrigada Dolores e Liliana pela realização deste evento.
Obrigada e parabéns a todos aqueles que eternizaram este momento feito obra!
Beijo azul
Foi um prazer enorme, a leitura da compilação, creio que resultou muito bem, fico feliz por conseguir dizê-la sem nenhuma hesitação ou engano.
Um abraço a todos os presentes,amei conhecer o Runa,o Alberto, a Clarisse o Lobo,e rever outros amigos.
Enviar um comentário