segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O Tu Cá, Tu Lá no Futuro

Tendo como objectivo quando da criação deste blogue a partilha da escrita, ele foi crescendo, através da entrada de alguns autores que fui convidando à medida que os fui conhecendo e falando, em eventos desta natureza e com quem já mantinha contacto através dos sites onde publicávamos. Foi lançado o primeiro desafio para uma antologia, o que aconteceu em 2009.

Com a entrada de novos autores, o blogue recebe assim uma nova dinâmica, e pensa-se então numa segunda antologia, que continua nos mesmos moldes da primeira. Penso que o prazer com que certas pessoas se empenharam neste espaço, e a forma como sempre o viram, fez dele o que é hoje. A Liliana Jardim, foi a primeira pessoa que convidei, e juntas ainda conseguimos manter a forma inicial que era a escrita em forma de diálogo, num Tu Cá, Tu Lá, digno de registo, fazendo jus à ideia inicial, com o poeta Francisco Coimbra. Contudo, com o avançar do tempo, esse espírito deu voz a outros espíritos que nele entraram, e nunca se exigiu nada aos autores a não ser publicarem um estilo livre. Livre também é a vontade de cada um, em querer ficar ou ir, e por isso, existem autores que só mantém o seu nome, não tendo qualquer tipo de participação. Não é por aí, que a liberdade da escrita deixa de ser o que é, livre e espontânea, directa ou indirecta, escolhendo os momentos certos para acontecer. Assim se constroem os momentos, e com eles, a nossa disponibilidade para poder e/ou, não poder satisfazer os desafios que a vida nos lança.

Gostaria muito que todos continuassem a publicar e a partilhar o que sempre nos uniu, a vida e com ela um jardim imenso onde as palavras se toquem e façam destes encontros um encontro ainda maior. Por isso, e porque pensei desde algum tempo passar a responsabilidade a quem conheceu as razões e o início deste blogue, e porque são pessoas que sempre acreditaram neste projecto, a Liliana Jardim, a minha primeira convidada para publicar neste blogue (e que aceitou organizar esta segunda antologia), resolveu aceitar também o meu convite, para continuar a fazer deste blogue um espaço de partilha. Já tinha sido nomeada administradora do blogue, mas embora com algumas “reticencias” da sua parte, pensou, e agora compromete-se comigo a administrar na íntegra um espaço que é de todos. Estarei sempre presente e irei estar atenta, como responsável pela criação do espaço e autora, mas delegando na Liliana Jardim, a responsabilidade no que toca a novos convites e ideias futuras para o blogue, e até quem sabe uma próxima antologia. Sempre e sempre darei o meu apoio, como aconteceu nestes últimos meses. Não posso virar costas definitivamente a um espaço criado por mim, assim como nunca viro costas a espaços fechados, por muito trancados que eles estejam, porque na forma, somos todos um, embora livres no pensamento, e por conseguinte nas escolhas.

Assim me despeço de todos os POETAS e com um agradecimento muito grande pela partilha e por estarem presentes.

Dolores Marques

Sem comentários: